Destaque

Casos suspeitos de intoxicação por metanol na Bahia são descartados pela Sesab.

Informação foi divulgada neste domingo (5) durante uma reunião emergencial na sede da pasta, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) realizou neste domingo (5) uma reunião emergencial em Salvador após dois casos suspeitos de intoxicação por bebidas adulteradas. Ambos foram descartados após exames laboratoriais.

Um dos pacientes, Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, foi encontrado desacordado e pálido em casa, em Feira de Santana. O segundo caso, na capital, também testou negativo.

A reunião contou com representantes da Sesab, Polícia Civil, Procon, Decon, Vigilância Sanitária, entre outros órgãos, para reforçar medidas de prevenção diante do aumento de casos em outros estados.

Nas últimas semanas, intoxicações por metanol — presente ilegalmente em bebidas como gin, vodca e uísque — causaram internações graves, cegueira e mortes em São Paulo.

Sintomas da intoxicação por metanol

Os principais sinais surgem de 1 a 24 horas após o consumo e incluem:

Náusea, vômito e dor abdominal;

Dor de cabeça intensa;

Tontura e fraqueza;

Alteração na consciência;

Dificuldade para enxergar, visão turva ou cegueira;

Em casos graves: coma, insuficiência renal, pulmonar e morte.

Antídotos e ações preventivas



A Bahia recebeu 90 ampolas de etanol farmacêutico, antídoto usado no tratamento da intoxicação. Cada paciente pode precisar de até 30 ampolas.
O Ministério da Saúde também anunciou a compra de 12 mil ampolas de etanol e 2,5 mil unidades de fomepizol, reforçando os estoques do SUS em todo o país.

A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou que a medida é preventiva:

“Trata-se de uma ação de precaução que garante ao Estado condições imediatas de resposta em situações de risco.”


fonte: g1.com







Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias

Policial

Policial/style




Redes