Morre Mãe Carmen de Oxaguian, uma das principais lideranças do candomblé no Brasil

Morreu Mãe Carmen de Oxaguian, uma das principais lideranças do candomblé no Brasil.

Uma sexta-feira de recolhimento e despedida no centenário Terreiro do Gantois, em Salvador.

Durante todo o dia, filhos e filhas de santo, familiares, lideranças religiosas, autoridades, e representantes da cultura baiana se despediram de Mãe Carmen. 

"Vai deixar uma grande falta na nossa cultura, na tradição do candomblé, que é uma coisa muito enraizada, muito forte na história da Bahia", diz Deivisson Café, técnico em edificações.

"Nas nossas orações públicas, a gente pede pelo mundo, pela paz, pelo progresso, pela saúde, então o candomblé só faz o bem", diz Mãe Carmem, ialorixá do Gantois.

Mãe Carmen do Gantois completaria 99 anos na próxima segunda-feira. O enterro será neste sábado (27), pela manhã, em um cemitério de Salvador.

Depois da cerimônia, o Terreiro do Gantois será fechado. É um período de luto que dura, pelo menos, um ano.

Nas redes sociais, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, se referiu a ela como mulher de fé que cultivou amor, acolhimento e a força de quem lidera pelo exemplo.

Maria Bethânia publicou uma foto onde aparece no palco com Caetano Veloso e a imagem da ialorixá. Regina Casé disse: "sábia matriarca a quem recorremos nos momentos difíceis de nossas vidas".

Fonte:G1.com

Post a Comment

أحدث أقدم

PUBLICIDADE

Foco na Net

PUBLICIDADES

Foco na Net